5 etapas para encontrar uma agência de marketing genuína

Infelizmente, uma pequena porcentagem de agências de marketing digital está aproveitando empresas que não entendem o cenário do marketing digital e usando fumaça e espelhos para prendê-las em retentores dispendiosos, sem entregar resultados.

Com uma superabundância de novas estratégias de marketing surgindo constantemente no espaço digital, pode ficar agitado para as empresas manterem o controle de seu marketing digital. A parceria com uma agência de marketing é um investimento ideal para muitas empresas manterem uma identidade de marca forte e expandirem sua base de clientes. Como você escolhe a agência de marketing certa e não se deixa levar?

1. Eduque-se

Antes de entrar em contato com uma agência de marketing, você precisa se informar sobre os fundamentos do marketing digital e quais as diferentes estratégias de conteúdo disponíveis. Investir um pouco de tempo para obter uma compreensão básica dessas áreas e da terminologia o ajudará a fazer as perguntas certas e a entender quais serviços você obterá com seu investimento.

Por exemplo, se você está encarregando a agência de SEO (Search Engine Optimization) ou PPC (Pay-Per-Click), um membro da equipe deve compreender antecipadamente os princípios básicos desses serviços. Ao garantir que alguém na empresa conheça o serviço pelo qual você está pagando, isso evitará pagar a mais ou aceitar trabalho abaixo da média. Organizações de médio a grande porte geralmente empregam um consultor para ajudar a gerenciar esse processo. No mínimo, obtenha algumas cotações para comparar entre si. Compare cotações de agências ou obtenha uma opinião externa de uma consultoria de marketing para garantir que você está pagando preços razoáveis ​​pelo que receberá em troca.

2. Defina suas necessidades e objetivos

Converse com todos os principais tomadores de decisão e descubra suas necessidades, com base na idade e no tamanho da sua empresa. Isso vai além de simplesmente querer aumentar a receita. Você precisa deles para reinventar completamente sua marca? Direcionar mais tráfego para suas redes sociais? Aloque um orçamento de marketing digital. Você deseja mais ‘Retorno sobre o Investimento’ (ROI) do que o investimento inicial.

Tenha objetivos finais claros que você gostaria de alcançar na parceria com a agência de marketing. Isso fornece uma estrutura para avaliar agências em potencial, mas também torna mais fácil para essas agências ajudá-lo. Você também precisa gerar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para ter uma referência para determinar se a parceria com a agência foi um sucesso e em quanto.

Você deve ter uma ideia se deseja entregar todos ou alguns dos esforços de marketing para a agência. Descubra quanto tempo e esforço você e sua equipe podem gastar na parceria com uma agência. Sua empresa seria mais adequada para fazer parceria com uma grande agência que oferece uma ampla gama de serviços ou com uma agência de nicho especializada em uma subdisciplina específica de marketing? Você prefere reuniões presenciais com uma agência local ou e-mails e teleconferências com uma agência não local?

3. Pesquisa on-line

Vá além dos primeiros resultados no Google e colete uma lista de pelo menos três agências que atendem aos seus critérios. Para ampliar suas escolhas, a Agência Cosway Marketing e Design recomenda que você prepare um briefing detalhado que descreva o que sua empresa procura em uma agência de marketing, para ajudar a manter o foco.

Verificar a sua presença online é fundamental – se a agência não consegue promover-se e criar uma presença online forte, também não o poderá fazer o suficiente para o seu negócio. Vá além do site e verifique as redes sociais da agência para obter um bom entendimento de como o público interage com a agência e também se eles têm os recursos de ponta a ponta para reunir a criação e distribuição de conteúdo.

Você quer ter certeza de que eles têm:

  • Um portfólio/lista considerável de clientes anteriores (verifique avaliações ou depoimentos de clientes)
  • Uma equipa experiente e especializada (confira o LinkedIn!)
  • Um site bem desenhado
  • Recursos essenciais que correspondem ao que você procura
  • Transparência total

4. Corte a fumaça e os espelhos

O investimento é que as atividades de marketing digital não resultam instantaneamente em uma grande quantidade de vendas e nenhuma agência pode garantir as vendas reais ou o ROI exato. No entanto, pela natureza do marketing digital, você verá que a análise e o desempenho em tempo real podem ser monitorados de perto e refinados para gerar resultados. Sim, haverá altos e baixos com o mercado, economia e fatores externos que você não pode controlar, porém no geral você terá uma melhoria no tráfego, consultas de vendas e (dependendo dos prazos de entrega) eventuais vendas.

Não tenha pressa em escolher uma agência. Certifique-se de discutir detalhadamente com a agência e fazer com que expliquem qualquer terminologia confusa, para que você não fique apenas balançando a cabeça cegamente e assinando milhares de dólares para um serviço que você não consegue explicar sozinho.

5. A decisão final

Escolha a agência que se adapta às suas necessidades, ambições e paixões – o trabalho, a experiência e o atendimento ao cliente deles deveriam ter se destacado mais para você. O preço também deve ser considerado, mas não deve ser o fator decisivo. Para avaliar sua adequação em reuniões, anote quem comparece à reunião (MD ou Gerente de Conta, etc.), quão familiarizados eles estão com seu negócio, sua atitude, personalidade (você não quer nenhum conflito de caráter) e como eles percebem seus próprias capacidades. No final das contas, você está trabalhando com pessoas e suas personalidades – quão fácil é fazer negócios com esta agência? Ninguém tem tempo para arrogância. Este é um negócio orientado a serviços.

A equipe da Agência Cosway Marketing e Design é especialista em eliminar fumaça e espelhos e fornecer serviços de marketing transparentes para empresas. Compreendemos a importância de especialistas honestos na respectiva especialização de marketing. Dê uma olhada em nossos estudos de caso e entre em contato conosco pelo e-mail contato@agenciacosway.com.br ou ligue para (31) 98272-8095 hoje mesmo.



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